Dia Nacional de Doação de Órgãos e Tecidos.

Ajudar a salvar vidas é também apresentar o amor de Deus a todas as pessoas, povos e nações.

Dia 27 de setembro, comemora-se o Dia Nacional de Doação de Órgãos e Tecidos, data, instituída pela Lei nº 11.584/2.007, e que visa conscientizar a sociedade sobre a importância da doação e, ao mesmo tempo, fazer com que as pessoas conversem com seus familiares e amigos sobre o assunto. 

Recentemente o tema tem sido discutido e muitos esclarecimentos veiculados. Apesar disso, segundo o portal do Ministério da Saúde, trata-se ainda de um assunto polêmico e de difícil entendimento, resultando em um alto índice de recusa familiar. 

Segundo ainda segundo o Ministério da Saúde, três seriam as causas principais: a não compreensão sobre o que é a morte encefálica (a chamada morte cerebral), a falta de preparo da equipe em fazer a comunicação sobre a morte e, ainda, motivos religiosos. 
 
Respeitamos as posições religiosas, no entanto, entendemos que este tema deve ser discutido com maior profundidade e que mitos e interpretações equivocadas sejam superadas para que mais pessoas que aguardam com ansiedade, expectativa e, em muitos casos, com grande urgência e aflição, pela doação de um órgão, sejam atendidas e suas vidas salvas.
 
O Instituto Nilson Fanini entende que doar órgãos e tecidos é uma forma muito oportuna de favorecer a apresentação do amor de Deus a todas as pessoas, povos e nações. 

Deixe seu Comentário