Dia 25 de outubro, é comemorado o “Dia da Democracia”. O termo “democracia” nasceu na Grécia antiga ainda no século 6 antes de Cristo. O “poder” ou “governo do povo”, significado de “democracia”, se dava na reunião dos cidadãos na “ágora”, a praça pública de Atenas, para tomar decisões sobre assuntos relacionados ao povo e sua vida em comunidade.
Com o passar dos tempos, a democracia foi se consolidando como o modelo ideal de governo dos povos. A busca pela democracia, pela participação crescente do povo nas decisões de caráter nacional, da eleição regular de representantes do povo foi se intensificando e fazendo surgir democracias modernas, solidificadas e que buscam sempre se aperfeiçoar.
O “Dia da Democracia” nos lembra, ainda, que a participação de cada cidadão se dá não apenas no dia de uma eleição, mas todos os dias. A luta contra desigualdades sociais, políticas e econômicas é ação cotidiana. A luta pela educação, saúde e vida digna, uma busca permanente. A conscientização pelos direitos conquistados e o empenho por novos e legítimos direitos deve ser permanente. A democracia nos leva e exige participação permanente, ativa e vigilante.
A democracia é responsabilidade de todos nós!